• SOSNews

Você sabe qual é a importância de cuidar da saúde da sua tireoide?

A glândula tireoide possui forma de borboleta (com dois lobos) e se localiza na parte anterior do pescoço. Produz hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), responsáveis por atuar em diversos órgãos do corpo e auxiliando na regulação de seu metabolismo.



Ela age na função de órgãos importantes como o coração, cérebro, fígado e rins. Interfere, também, no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração, no humor e no controle emocional.


Quando se produz menos...


Então, quando a tireoide não está funcionando normalmente, ela pode produzir mais ou menos hormônio. Diante disto, pode-se afirmar que quando a produção é insuficiente, temos o hipotireoidismo, e todo o organismo começa a funcionar lentamente: coração mais devagar, metabolismo mais lento, aumento de peso, constipação intestinal, pele seca, sonolência, falta de concentração e memória, cansaço e às vezes depressão, a fora outras alterações.


Já quando se produz mais...


Quando a produção de hormônio se encontra aumentada, se instala o hipertireoidismo, e todo o organismo se torna mais acelerado, como o coração que aumenta o número de batimentos podendo apresentar arritmias graves, aumento do número de defecações, pele úmida, muito calor e suor, irritabilidade, mau humor, insônia, tremores, sente-se muito forte ao mesmo tempo cansado, perde peso e dependendo do fator causal pode demonstrar um aumento dos olhos (exoftalmia), a fora, outras alterações.


Todavia, tanto o hipotireoidismo como o hipertireoidismo podem causar aumento do volume da tireoide, o que se denomina de bócio.


Não deixe virar um problema, agende agora uma consulta com nossos endocrinologistas e verifique como está a saúde da sua tireoide!


Encontre a unidade mais próxima e mantenha seus exames em dia.


22 visualizações

Posts recentes

Ver tudo