top of page
  • Foto do escritorSOSNews

Vamos entender sobre eSocial?

A S.O.S. Medicina Ocupacional oferece ao cliente um novo conceito de gestão de segurança e assistência médica, acentuando os benefícios de se investir na segurança do trabalho. O principal foco da S.O.S. Medicina Ocupacional é excluir determinadas responsabilidades das empresas, evitando o risco de multas e processos trabalhistas.



É objetivo de nossa empresa manter clientes e demais leitores atualizados e, dito isso, vamos explicar as funcionalidades e motivações do eSocial.


O que é eSocial?


O eSocial é uma iniciativa do governo que visa facilitar processos de obrigações fiscais, em resumo, ao invés de preencher diversos documentos e anexar em diversas plataformas, o eSocial é um sistema unificado que facilita a centralização e atualização de documentação periodicamente.


Para empresas, o eSocial é o meio de cumprir 15 obrigações trabalhistas, fiscais e previdenciárias de modo agilizado, o que facilita os empreendedores brasileiros. Além das obrigações, no eSocial também é possível gerar as guias de recolhimento de FGTS e de demais tributos, impedindo que erros sejam feitos nos cálculos.


O eSocial foi implantado a partir da metade de 2018, porém somente a partir de 2021 que o mais importante documento da área de segurança do trabalho e da medicina ocupacional foi inserido ao sistema eSocial, o Atestado de Saúde Ocupacional.


O ASO permite que avaliações clínicas sejam monitoradas durante todo o vínculo do trabalhador com a empresa, além de ser obrigatório que declarações sejam feitas, dentro do sistema eSocial, pelo empregador, órgão gestor de mão de obra, sindicato dos trabalhadores avulsos não portuários e órgão públicos.


Para garantir que todas estas obrigatoriedades estejam em dia, conte com a cooperação da S.O.S. Medicina Ocupacional. Oferecemos diversos tipos de serviço, sempre nos adequando às necessidades das empresas. Entre em contato conosco e comunique suas necessidades, assim você melhora a imagem corporativa e reduz acidentes de trabalho em sua empresa.


102 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page